Quando e por que seu carro precisa de manutenções?

Você sabe quais são as manutenções que você não pode esquecer de fazer no seu automóvel? Se você não tem a mínima ideia, certamente corre o risco de ficar na mão, ou melhor, a pé! Seu veículo é uma máquina e, como tal, precisa de manutenções, ao longo do tempo, para manter-se operante e eficiente. Por isso, tão importante quanto encher o tanque e manter o carro limpo, é ficar de olho nas revisões.

5 momentos fundamentais para o seu carro

A primeira regra para quem possui um carro é ter atenção redobrada com as manutenções. Afinal, elas são importantíssimas para manter o veículo em boas condições. Não importa se você pretende ficar muito tempo com ele, ou esteja pensando na venda do automóvel.

Os cinco momentos fundamentais para o seu carro contemplam não apenas a revisão periódica, como também alguns cuidados especiais. Além disso, independentemente dessas manutenções, é muito importante que o motorista sinta e, principalmente, ouça o seu carro. 

Assim, ao perceber qualquer ruído diferente, deve procurar imediatamente uma oficina para entender o que está acontecendo. Muitas vezes, embora fora do período de manutenção, o cliente suspeita de problemas devido a um barulho anormal. Pode ser, inclusive, uma questão simples, mas que pode evitar imprevistos maiores no futuro.

As manutenções feitas durante a revisão periódica

Este é o primeiro e mais importante dos momentos fundamentais. A rigor, a revisão periódica nada mais é do que uma manutenção preventiva. Dessa maneira, realizar esse procedimento, obedecendo aos prazos indicados no manual da montadora, é uma forma de economizar dinheiro. De fato, as revisões programadas antecipam quaisquer problemas que possam surgir.

A maioria dos proprietários de veículos sabe que este é um procedimento imprescindível. Todo carro precisa passar por uma revisão a cada 10 mil km, ou a cada ano. É, portanto, imprescindível para manter a garantia de fábrica, o bom desempenho e a segurança, na hora da direção.

É nessa revisão que são detectados problemas mecânicos, assim como são trocadas peças que sofreram alguma avaria durante o uso. Nesse sentido, é também o momento em que os técnicos conseguem entender se alguma outra manutenção específica precisa ser feita.

Manutenções além da revisão periódica

Por certo, mais um cuidado importante é a realização de alinhamento e balanceamento do automóvel, que é outro momento destaque. A cada 10 mil km ou, sobretudo, sempre que ocorrer alguma vibração no volante, ela deve ser agendada. Logo, se o condutor percebe a direção puxando para algum lado, é sinal de que o carro precisa ser alinhado.

Alinhar e balancear o veículo promovem não apenas mais segurança, como também previnem o desgaste dos pneus. O balanceamento do automóvel garante, antes de mais nada, que as rodas girem sem vibrações. Por outro lado, o alinhamento serve para ajustar os ângulos das rodas. 

Esse cuidado é essencial para evitar acidentes e garantir uma direção mais tranquila ao motorista, além de economizar combustível.

Últimos itens da lista de manutenções

Ainda existem mais 3 momentos críticos envolvendo manutenções veiculares. O primeiro consiste em conferir o líquido de arrefecimento, ou seja, a “água do radiador”. Esse reservatório é transparente, inclusive para facilitar a visualização. Entretanto, deve-se fazer a inspeção somente com o veículo frio, nunca com o motor ligado ou recém desligado.

Em segundo lugar, vem a técnica do 10 ou 10. A propósito, é uma dica para usar sempre que substituir um combustível, seja etanol ou gasolina.  Em outras palavras, nesses casos, o carro deve andar por 10 km ou ser mantido funcionando por 10 minutos. E, por último, mas não mais importante, deve-se realizar a limpeza do ar condicionado a cada 10 mil km.

Com essas manutenções, ficar na mão não é uma opção!

E lembre-se: ao fazer as manutenções, conte com a equipe de oficina da Autus Chevrolet!