Sem dúvida, todo mundo sabe que um pneu se desgasta com o uso, perde os sulcos e fica “careca”. Da mesma forma, compreende-se que o estado de conservação dos pneus é diretamente influenciado pela condição de uso do carro. Mas, o que dizer de um pneu que nunca foi utilizado? Ou seja, aquele pneu novo que está lá, parado no depósito ou num canto da garagem, pode ser usado? Como determinar se, de fato, é seguro? Afinal, qual é a validade do pneu?
É bom você saber que existe validade do pneu
Os pneus são de fundamental importância para a segurança de um veículo. Antes de mais nada, esse item confere estabilidade, desempenho e poder de frenagem ao carro. Por outro lado, também promove conforto e economia de combustível, desde que em condições adequadas. Por isso, é muito importante conhecer quais os principais cuidados que devemos ter com essa peça essencial.
Em primeiro lugar, é preciso saber que a validade do pneu, mesmo novo e sem utilização, é de cinco anos. Após esse prazo, aproximadamente, ele deve ser substituído. O limite da vida útil do pneu se dá devido ao desgaste natural da borracha.
Ainda que o item esteja parado, até mesmo sem uso, pode ressecar e apresentar rachaduras. Isso acontece, principalmente, devido a fatores relacionados à umidade, pressão e variação de temperatura. Devemos, então, estar sempre atentos a essa informação, em especial quando se trata do estepe.
A validade do pneu não é diferente para o estepe
Com efeito, o estepe nem sempre é utilizado e, muitas vezes, fica guardado por vários anos. Na verdade, muitos motoristas acreditam que algum dia poderão utilizá-lo, inclusive para fazer rodízio. Contudo, o pneu perde a resistência e fica “vencido”. Rodar com esses pneus, portanto, pode ser perigoso e, até mesmo, gerar graves acidentes.
Mas, então, como conhecer o prazo de validade do pneu?
Com a finalidade de documentar a data de fabricação e, portanto, a exata validade do pneu, existe o DOT. A sigla vem do termo em inglês “Department of Transportation”, ou seja, Departamento de Transporte.
O DOT é, assim, uma sequência de 4 números gravada próximo ao número de série do produto. Os dois primeiros dígitos do DOT se referem à semana, ao passo que os dois últimos, ao ano de fabricação.
Cuidados necessários com os pneus
Além da validade do pneu, outro fator importante a se observar é a saúde dos seus sulcos. Os sulcos, só para ilustrar, são os desenhos na superfície dos pneus. Eles servem não apenas para gerar aderência e refrigerar os pneus, como também para escoar a água, evitando a aquaplanagem.
Em suma, os pneus são as peças do veículo que entram em contato direto com o solo. Nesse sentido, são eles que recebem os maiores impactos e, como resultado, sofrem mais desgastes, ao longo do tempo.
Assim sendo, quando o sulco mínimo do pneu estiver menor que 1,6 mm, sinaliza grave alerta de risco de acidentes. Essa aferição deve ser feita em uma oficina, apesar de, normalmente, ser perceptível a olho nu. Entretanto, o mais importante é manter as revisões periódicas em dia. Dessa forma, mantém-se o veículo em boas condições e evita-se imprevistos.
Confira sempre a validade do pneu que vai usar
Os pneus são fundamentais, tanto na estabilidade do veículo, quanto na hora da frenagem. Além disso, as condições dos pneus influenciam o desempenho de outras peças, como a suspensão, a tração e os freios. Portanto, verifique sempre a validade do pneu em uso, do estepe e dos novos que você adquire.Para conhecer tudo sobre o seu Chevrolet, e para a melhor revisão do seu carro, conte sempre com a Autus!